sábado, 13 de outubro de 2012

Pureza de Cambridge


Cambridge. (rio Cam + bridge)



Pergunta sempre escutada aqui em Cambridge, "vc sabe porque a cidade se chama Cambridge?" pense já na resposta mais óbvia, que é essa mesmo!
O rio Cam faz uma meia lua em volta da cidade. O centro da cidade é onde está situado os colleges, que fazem parte da University of Cambridge, que é a principal atração da cidade e o que garante a sua existência como a principal cidade universitária do Reino Unido, já que a Universidade de Cambridge é considerada uma das melhores do mundo, apenas.
A Universidade é dividida entre colleges, Trinity, Johns, Kings e Queens.

Trinity, fundada por Henrique VIII em 1546, a maior escola e mais rica de Cambridge, pois foi onde estudou alunos famosos e históricos, como o poeta Lord Byron, o qual escreveu Don Juan, do movimento romântico; Vladimir Nabrokov, autor de Lolita; Rutherford, responsável pelas leis do eletromagnetismo. Mais do que esses nomes tivemos Sir. Isaac Newton, responsável pela física inteira existente, quase, morou na cidade por 30 anos, onde escreveu suas principais descobertas. Outro que estudou por lá foi Charles Darwin, foi onde ele teve verdadeira paixão por ciências naturais, saiu do college deixando uma boa quantia de dinheiro, o que faz o Trinity ser, até hoje, o mais rico da universidade.

King's, é o college mais importante de Cambridge, por ser o mais liberal, o mais bonito e o mais antigo. Fundado em 1441 pelo rei Henrique VI. No início o college só aceitava alunos de origem mais humilde, e assim permanece até hoje, o King's é o que mais recebe alunos de origem das escolas estatais. A grande capela, King's College Chapel, é um dos grandes atrativos da cidade pela sua beleza e história. Começou a ser erguida em 1471 e teve sua construção interrompida diversas vezes enquanto durou a Guerra das Rosas, conflito pelo trono britânico.

Saint John's, fundado em 1551 pela Lady Margaret Beaufort, conhecido, principalmente, por ter os mais belos jardins e pela sua construção que mais parece um castelo do que uma universidade. Outro atrativo do John's é o coral que existe desde 1670. Pelo John's passa a Bridge of Sighs, uma das pontes mais bonitas de Cambridge.

Queen's, fundado logo após a fundação do King's, em 1448, pela rainha Margaret of Anjou, por isso o nome Queen. A escola fica as margens do rio Cam, nos dois lados do rio, "light side" e "dark side". Pelo Queens passa a Mathematical Bridge, que dizem ser a ponte construída por Newton sem pregos, mas essa história foi inventada, na verdade a ponte tem pregos e não foi construída por Newton.

Sobre a Universidade é basicamente isso,
no início, para mim, foi complicado compreender a dinâmica dos colleges, e como todos pertencem a uma mesma universidade, pois é bem diferente do que nós estamos acostumados como modelo de universidade, mas é fascinante, lembra-me um pouco de Harry Potter com a fabulosa Hugwarts.



Nenhum comentário:

Postar um comentário