quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sobre passaportes.



Realmente fiquei um bom tempo sem escrever por aqui, minhas sinceras desculpas queridos seguidores minimalistas, mas eu estava arrumando os preparativos para o meu intercâmbio para Cambridge, Inglaterra.

Para contar um pouco sobre isso vou começar com a correria que foi para, finalmente, conseguir meu passaporte italiano e o brasileiro.


Acredito que para conseguir o passaporte brasileiro não têm segredos, você deve apenas entrar no site da polícia federal (http://www.dpf.gov.br/) e seguir os passos para agendar um dia e um local adequado para realizar o passaporte. O grande problema e dificuldade para fazer esse passaporte é o comprovante de que votamos nas últimas eleições, tanto de primeiro turno quanto de segundo turno, se houver. Dizem que se não levar o comprovante eles puxam na hora no sistema, mas isso não é completamente verdade, pois vi muitas pessoas indo embora por conta de não terem levado esse comprovante. Enfim, demora uns 10 dias para ficar pronto e isso.
Agora se você possui segunda cidadania e quiser tirar passaporte é outra história. Vou relatar um pouco do meu caso, meu avô nasceu na Itália, mas se mudou para o Brasil quando era muito pequeno junto com seu pai e sua mãe. Sendo assim ele sempre morou no Brasil, mas sempre teve muito orgulho de sua descendência, manias de pessoas mais tradicionais. Resumindo, ele sempre quis muito conseguir a segunda cidadania para seus filhos, netos, e conseguiu!
A partir dessa história eu pude retirar meu passaporte italiano, para isso é muito fácil, muito mais fácil do que tirar o brasileiro, porem o difícil é saber como proceder, ter informações sobre isso.
O que precisa fazer é conferir em qual endereço brasileiro você está cadastrado, a partir disso é só encontrar a embaixada/consulado que é próximo, no caso do italiano tem dois locais possíveis Brasília e o consulado de Belo Horizonte. No meu caso foi Brasília. Descobrindo isso, é só entrar no site do consulado ou da embaixada e agendar um horário para realizar o passaporte, normalmente é bem lotado, se você tiver pressa pode tentar ligar lá e explicar sua situação que eles são muito compreensíveis, no meu caso foi isso que ocorreu. Após fazer isso tem que ir até lá com documentos e fotos e, dependendo da sua urgência pode ser retirado o passaporte até na mesma hora. Eles não perguntam seus antecedentes criminais, suas intenções, todo o terrorismo que eu imaginava que poderia acontecer, NADA! Simplesmente incrível.

Aguarde breve continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário